terça-feira, 26 de agosto de 2014

CULTIVE SEUS PRÓPRIOS COGUMELOS

SHIITAKE, SHIMEJI E HIRATAKE

Estes cogumelos são fáceis de se cultivar e mais fácil ainda se for em toras de eucalipto.





É só arrumar as toras recém cortadas, sem descascados ou machucados na casca, fazer alguns furos com broca 10mm comum helicoidal e introduzir com o auxílio de um martelo as sementes em cavilhas colonizadas que medem 10x25mm. Pronto, está plantado...inoculado.








Agora é só empilhar na sombra e cobrir a pilha com uma lona plástica e esperar que o fungo do cogumelo colonize as toras, isso demora de 5 a 10 meses dependendo do clima e do diâmetro da madeira.







Depois de incubadas, colonizadas as toras, é hora de produzir ou melhor, hora de fazer as toras produzirem.
É simples, quando as toras estiverem entre 5 e 10 meses de colonização...ficam brancas ou esbranquiçadas, com a casca mais mole, então é hora de produzirem pela primeira vez. Para isso, molha-se bastante a pilha ou coloca as toras em imersão por 12 a 24 horas, aí coloca-se elas em pé e encostadas numa parede ou em troncos de árvores, mas tem que ser na sombra. e continua molhando um pouco duas vezes ao dia, se estiver chovendo não precisa. Logo nascem os cogumelos, crescem e vc colhe. Depois de produzirem, as toras voltam para a pilha para recolonizarem mais um ou dois meses, quando produzirão de novo e assim mais 3 vezes, quando estarão exauridas e devem ser descartadas.



Pode -se também produzir na própria pilha de colonização, sem precisar manejar as toras, empilha quando planta e ali mesmo vão produzir, chama-se pilha fogueira e sempre aconselho que façam neste método, pois dá pouca mão de obra e produz muito bem.
Funciona assim: vc planta, empilha tipo fogueira de São João, cobre a pilha toda com um plástico e deixa colonizar alguns meses, quando as toras estiverem colonizadas, vc retira o plástico, molha bastante a pilha toda umas 4 ou 5 vezes nos 2 primeiros dias e do 3º dia em diante molha a pilha 2 vezes ao dia e se estiver chovendo não precisa molhar. Quando os cogumelos nascerem, vc molha mais o chão e a pilha só borrifa um pouco de água, senão encharca os cogumelos.



Se vc quiser plantar em troncos, também é fácil, inocule eles com cavilhas da mesma forma que as toras, enrole os troncos em plástico, um por um e deixe na sombra para colonizar. Quando estiverem colonizados, estarão brancos e prontos para produzirem, aí é tirar o plástico molhar bastante ou mergulhar o tronco em água por 24 horas e enterrar eles parcialmente e na sombra, para que não percam muita umidade, logo começam a produzir e produzem por anos.








Informações e compra de sementes:

shiitake.hiratake@gmail.com

ou

roland.weingartner@yahoo.com.br

02/2015

Um comentário:

  1. Boa noite
    Gostaria de saber se você produz cavilhas do pleurotus roseus (salmão), o preço para 1000 cavilhas e se esta espécie pode ser cultivada em eucalipto.

    ResponderExcluir